RURALPYME DIGITAL AAA
COOPERAÇÃO TRANSFRONTEIRIÇA PARA A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL EFETIVA DE PME RURAIS NA EURORREGIÃO AAA
A transformação digital tornou-se num elemento-chave para a recuperação económica, redução de emissões e melhoria da eficiência energética. De facto, há uma crescente tendência em direção à digitalização. É fundamental que as PME’s, que são o pilar fundamental de nossa economia, especialmente em áreas rurais, avancem também nesse caminho da digitalização. No entanto, é precisamente nas PME rurais onde a digitalização avança mais lentamente, pois enfrentam mais desafios do que outras empresas.
Este projeto tem como objetivo promover a digitalização das PME’s rurais na Eurorregião Alentejo-Algarve-Andaluzia. Para isso, será desenvolvido uma iniciativa com consultores especializados para aconselhar, acompanhar e apoiar as PME’s num processo estratégico de transformação digital, que melhore a sua sustentabilidade e competitividade no mercado. Esse impulso será realizado com o apoio de uma Rede de Cooperação Transnacional para a digitalização das PME’s Rurais, a qual será constituída por empresas, associações empresariais, universidades e centros de investigação, associações de desenvolvimento regional e local, entidades públicas e privadas, e especialistas com intervenção na temática da digitalização e dos setores de atividade alvo: Turismo, Indústria Agroalimentar e Comércio a Retalho.
Os resultados esperados são:
- 200 PME rurais com um plano de transformação digital, através da sua participação num processo de consultoria e mentoria.
- Uma Rede de Cooperação Transnacional para a digitalização das PME’s Rurais, com pelo menos 50 membros, composta por empresas, associações empresariais, universidades e centros de investigação, associações de desenvolvimento regional e local, entidades públicas e privadas, e especialistas.
- Um Marketplace ou centro comercial online transfronteiriço conjunto, onde PME’s rurais de Andaluzia, Algarve e Alentejo possam comercializar os seus produtos e serviços.
- 6 eventos transfronteiriços presenciais, com pelo menos 200 participantes, com o duplo objetivo de criar uma rede de empresas na Eurorregião e de divulgar os resultados do projeto.
PERÍODO DE EXECUÇÃO: De 2023 até dezembro de 2025
ÂMBITO DE ATUAÇÃO: Algarve, Alentejo e Andaluzia.
ENTIDADES PROMOTORAS
No Algarve
- TERTULIA ALGARVIA, Centro de Conhecimento em Cultura e Alimentação Tradicional do Algarve.
- ACRAL, Associação de Comércio e Serviços da Região do Algarve.
No Alentejo
- ADRAL, Agência para o Desenvolvimento Regional do Alentejo.
Na Andaluzia
- Fundación Andanatura para el Desarrollo Socioeconómico Sostenible, Beneficiário principal.
- Diputación Provincial de Huelva.
- PRODETUR, Promoción, Desarrollo y Turismo de la Provincia de Sevilla.
- IEDT, Instituto de Empleo y Desarrollo Socioeconómico y Tecnológico.
ORÇAMENTO DO PROJETO: 1.210.870,00 €
ORÇAMENTO PARCEIRO TERTULIA ALGARVIA: 200.000,00 €
FINANCIAMENTO:
Este projeto é cofinanciado em 75% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do Programa POCTEP (Interreg Espanha – Portugal) 2021-2027
PARA MAIS INFORMAÇÕES:
Link para o site do projeto (será incorporado quando estiver disponível)
Projeto RuralPyme Digital (Download da ficha do projeto)
Aceda o site do programa aqui https://www.poctep.eu/