‘The sardine photo experience’ – Capítulo III
A Tertúlia Algarvia recebe, ao longo de 2018, o ciclo de exposições ‘The sardine photo experience’, que têm a sardinha como objeto de atenção e que abordam temas como a pesca da sardinha no Algarve, a indústria conserveira, as sardinhadas e as procissões marítimas dos pescadores.
Cada tema específico é fotografado autonomamente por diversos fotógrafos, tendo em vista obter distintos olhares sobre o mesmo assunto.
O capítulo III deste ciclo decorre de 19 de abril a 31 de maio. Intitula-se ‘Foto-imagens de um diário nas salinas’ e apresenta fotos captadas por Sónia Corvo que explica este projeto da seguinte forma:
«O retornar às origens algarvias levou-me a desenvolver um projeto artístico que funde fotografia, pintura e desenho. Tal fusão e a atitude de criar um diário temporal das metamorfoses das Salinas de Tavira, no Sotavento Algarvio, reflete no meu trabalho a procura de formas e transformações da paisagem envolvente.
A escolha da fotografia instantânea como suporte para o registo pessoal, abstrato e emotivo, para chegar a outras expressões artísticas, requereu uma observação metódica que se foi alterando com a passagem do tempo.
O laço entre os homens da terra, simbolicamente representado pelo sal segundo o Evangelho de Mateus (5, 13), foi o meu ponto de partida. Neste trabalho, pessoal e um tanto carregado de memórias, tentei criar a ‘ponte’ entre o antes e depois do meu regresso a Tavira.»
‘The sardine photo experience’ é um projeto documental e coletivo, promovido pelos Encontros de Fotografia de Lagoa (ENFOLA) e coordenado por Nuno de Santos Loureiro.
Mais informações sobre ‘The sardine photo experience’: aqui
Mais informações sobre os ENFOLA: aqui
Sobre Sónia Corvo
Sónia Corvo nasce em Tavira, em 1972. Tem formação superior em Engenharia Alimentar, frequência de Nutrição e Ciências Biomédicas.
Entre 2012 e 2018, Sónia aprofunda os seus conhecimentos em História de Arte, Desenho, Estética e Atelier Experimental na Sociedade Nacional de Belas Artes.
Expõe regularmente desde 2011.