Créditos

WEB DESIGN LCPA Creative Agencies

WEB DEVELOP ADJ 3 Sistemas

Menu

Animação musical por Ensemble Zagreb-Markovac

Domingo, Agosto 26, 2018 - 20:00 a 21:00

No dia 26 de agosto, a esplanada da Tertúlia Algarvia volta a receber uma animação musical inserida no FolkFaro 2018. Dessa feita, as sonoridades provêm da Croácia.

A atuação tem início às 20h00 e vai estar a cargo do Ensemble Zagre-Markovac, fundado em 1945, na capital da Croácia. Esta formação preserva continuamente a rica herança folclórica daquele país e possui um interessante e variado repertório com coreografias, peças instrumentais e vocais de todas as regiões do país.

Com um repertório composto por mais de 60 coreografias, o grupo tem contado com a colaboração de reputados etnógrafos e outros estudiosos no esforço de fazer subir ao palco um espetáculo de folclore fiel às raízes tradicionais e baseado apenas em danças, músicas e tradições autênticas.

Nada é deixado ao acaso. É dada uma atenção particular não só aos trajes, como à escolha dos instrumentos usados em cada região representada. Além da tradicional “tamburitza”, são também usados outros instrumentos tradicionais.

O Ensemble Zagreb-Markovac tem 140 membros ativos, e, graças à qualidade patente desde a sua formação, tem sido considerado com um dos principais grupos amadores da Croácia, oferecendo às pessoas a possibilidade de apreciar a beleza das danças, cantares e trajes nacionais. Ao longo da sua existência, participou em numerosos festivais internacionais e realizou concertos em diversos países europeus, e também no México e no Canadá.

Organizado pelo Grupo Folclórico de Faro, o Folkfaro é o maior festival de folclore do sul de Portugal. Neste festival, estão representadas as tradições populares de povos de diferentes paragens.

Além dos grupos internacionais, as tradições de Portugal são também representadas por prestigiados grupos folclóricos de diversas regiões do país.